sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Desculpe, Papai Noel não existe! Mas porque só ele leva a culpa?


Citação -“Cabeça pra usar boné, e professar
a fé de quem patrocina” – 3ª do plural. H.Gessinger

Antes de tudo gostaria de me desculpar pela falta de atualização, mas pretendo continuar as postagens regularmente de agora em diante. Agora vamos ao que interessa. Bom recentemente vi no blog Godless Liberator algo que me deixou pensativo, porque ao amadureceremos só deixamos de acreditar no Velho de barbas brancas? Quero lhes dizer que ele existe tanto quanto a própria data do natal, pra entender melhor o que estou querendo dizer vamos saber mais sobre 5 pontos fortemente presentes no natal.

  1. O suposto nascimento do “messias” 25 de dezembro

Creio que todos já ouvimos dizer “o verdadeiro significado do natal e o Nascimento de Cristo. Bla bla bla” se realmente inventaram essa data com esse propósito foi no mínimo uma idiotice. Vejamos o porquê, hoje que sabemos que cristo nasceu por volta do ano 4.a.C. (sem comentários) e Herodes também morreu nessa data, analisando que Cristo deveria ter nascido 3 anos antes da morte dele o que já deixa as datas um tanto duvidosas. Sabe-se também que o calendário de Julio César começava em primeiro de março, as novas datas foram criadas pelo papa Gregório em 1582. A verdade é que até hoje não se sabe ao certo a verdadeira data do nascimento do nazareno,o dia 25, está associado ao solstício de inverno e ao deus pagão SOL, incorporado no Concilio de Nicéia.

  1. Natal no Cristianismo

Sabemos que o Concilio Nicéia realizado no governo do imperador Constantino, o evento onde Roma unificou todas as religiões em uma só o Cristianismo, lembrando que ele não estabeleceu o cristianismo como religião oficial, ele apenas entrou em acordo com todas as religiões que seriam agregadas em uma só incluindo a religião do deus pagão Sol que era comemorada no dia 25 de dezembro. E foi também nesse concilio que foram estabelecida as datas importantes na religião, como a páscoa, o ano nasceu o “messias (se calcularam, parece que calcularam mau) e também as datas comemorativas de todas as religiões.

  1. “Santo” Nicolau / Papai Noel / Oidim, Atenas e Zeus

O dia de são Nicolau é dia 6 de dezembro (apenas uma nota). Outra nota curiosa talvez referente ao concilio, é que na mitologia grega alguns deuses apresentavam-se como mendigos para testar a bondade dos mortais em para lhes recompensar como merecessem Atena faz isso no mito de Aracne, Zeus no de Licaon, já na mitologia nórdica e tectônica quem tinha barba branca, capa e chapelão era Odim que conta com dois ajudantes fiéis: os corvos Hugin e Munin (Pensamento e Memória), que lhe servem de olheiros. Voam sobre as batalhas e lhe dizem quais guerreiros merecerão, ao morrer, ser conduzidos ao Valhalla pelas Valquírias e quais farão companhia, no mundo subterrâneo. Seria tudo uma grande coincidência, as divindades, Nicolau, o concilio?

A Igreja, com sua famosa vocação de acoplar mitos convenientes a Ela, associou esses deuses a uma figura conhecida como Papai Noel que assusta crianças mal comportadas tal como Odim os maus guerreiros. Nem as crianças escapam das mãos de ventríloquo da igreja.

  1. Arvore de Natal

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram moram na América durante o período colonial. Desculpe-me, mas não vejo qualquer ligação entre os significados do natal, São Nicolau, ou o nascimento de Cristo com esse fato, ou será que é uma homenagem a “São Lutero” da igreja protestante (hehehe).

  1. Jnigle Bell’$

Não preciso dizer o verdadeiro significado do natal no século XXI, basta dizer alguns palavras como, coca-cola, Carrefour, shoping-center, e outras maravilhas de marketing natalino. Em uma pesquisa realizada em Portugal revela que é gasto 995 euros por segundo no natal, e esse lucro é o que realmente gera um feliz natal para alguns, a magia do natal sem duvida alguma é aquela que faz seu dinheiro desaparecer, magia que se chama consumismo.

Agora para os que acreditam, que o natal representa o nascimento de cristo e exemplos de fraternidade entre os semelhantes, meu único conselho é que sejam boas pessoas no decorrer do próximo ano, que aí no dia 25 de dezembro o Papai Noel vai lhes deixar um presente em baixo da arvore.

1 comentários:

Ingredhy disse...

Vamos recuperar o tempo perdido e botar pra pensar !

Copyright 2007 - amantesdoconhecimento@gmail.com