segunda-feira, 30 de julho de 2007

Fé X Conhecimento (parte 2)

Citação do dia: "Não há amor e bondade suficientes no mundo, para que ainda se possa oferecê-los a seres imaginários" – Frederich Nietzsche

________________________________________________________________

Bom, quando li a matéria da Ingredhy, eu pensei que assuntos polêmicos como esses devem ter mais de um ponto de vista, e quero deixar claro que não estou dizendo que alguém está errado, não sou ninguém para julgar, digo apenas que existem outras opiniões. E como já disse, divergência de opiniões é filosofia!

Antes, gostaria de dizer que eu sempre procuro saber os dois lados de qualquer coisa, e esse é um tema que procuro saber a bastante tempo. Eu nasci em um lar protestante e ouvi muitas vezes “Conhecei a VERDADE e a verdade vos libertará.” E isso foi um dos principais motivos de procurar saber o que é de fato a VERDADE, pois delimitar a verdade dizendo que verdade é a bíblia, isso é ignorar nossa capacidade de pensar.

Pelo que aprendi na vida, descobri que a Fé é inimiga do conhecimento, porque quanto maior nosso nível de conhecimento, mais questionamos as coisas, e deixamos de ser convictos em o que não é fato, logo, isso diminui nossa fé.

Não ignoro a possibilidade de existência de um ser superior que tenha sido nosso criador, mas acho que a humanidade tem coisas mais importantes pra se preocupar, os problemas do nosso mundo não são culpa de Deus, e sim dos próprios homens, e cabe a nós, os homens, resolvê-los. Principalmente porque já a alguns séculos esperamos que Deus os resolva, e ainda temos os mesmos problemas. Como já dizia Epicuro: “Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus?”.

Isso pode nos levar a pensar no termo “Livre Arbítrio”, mas entregar uma faca a uma criança de 3 anos que não tem a mínima noção de como manuseá-la e dizer a ela que não se machuque é no mínimo incoerente, não é?

Repito que não ignoro a existência divina, mas acho que temos que resolver nossos problemas nós mesmos, tendo em vista que Ele cruzou os braços, nós devemos pensar menos na existência d'Ele e mais em resolver nossos problemas, e deixar que Ele resolva os d’Ele.

R.C.N


5 comentários:

Anônimo disse...

R.c.n. o que vc aprendeu na vida? com serteza vc não aprendeu muito sobre Deus, bem que vc disse ter nascido em lar protestante, mas com convicção sei que vc não conhece Deus nem teve encontro com Ele, quanto a conhecimento x fé não concordo com sua opinião pois existem físicos, médicos, professores, etc. Que tem muito conhecimento e muita fé em Deus, o problema é o que conhecer, temos que conhecer paralelamente as coisas naturais e as coisas sobrenaturais de DEUS pra avançarmos.

Anônimo disse...

bom "anônimo" espero que leia isso...
talvez eu não tenha conhecido esse Deus, mas lhe garanto que não foi por falta de procurar, por muitos anos tentei ama-lo, mas não consegui, e posso lhe falar com convicção que eu gostaria muito simplesmente parar de pensar, e ama-lo isso me traria mais paz. Quando disse q conhecimento é inimigo da fé é porque quando VOCÊ procura questionar a verdade, passa a duvidar dela, e procura adquirir conhecimento, não falo só por mim!

P.s.: Lembrando, eu não estou fazendo nenhum tipo de repreção ao q vc pensa, posso não concordar com o que você diz, mas concordo plenamente com o fato de vc dizer!

Antonio Luiz disse...

Homens da face da terra concientizai a vossa exencia verdadeira. vós sois luzes emanadas de Deus. Deus está dentro de vós. Quem procura Deus mno exterior é um perseguidor de ilusões. Compreendei a natureza de vóis próprios. Vóis sois espíritos. Imortais, búdicos, indestrutiveis. Esqueçam a matéria ela vai voltar ao nada original.

Antonio Luiz disse...

Ora perseguindo o prazer, ora fugindo da dor, a isso se diz ilusão.Pecado, doença e morte não passam de projeção dos cincos sentidos. Quando digo que a morte não existe não estou falando da morte do corpo. Pois as células estão morrendo e nascendo o tempo todo.O que não morre é a vida que dá vida ao corpo. Avida é mente de Deus.
Vai demorar muito tempo até que voces entendam essas verdades.

Anônimo disse...

tem razão... esqueçam a matéria... estão proibidos... ela está no index.

Copyright 2007 - amantesdoconhecimento@gmail.com